Quem sou eu

Minha foto
Vale do Sol, RS, Brazil
Eu sou o que eu penso. Eu sou mais um ser mortal. Eu sou humana o bastante para errar e ter duvidas sobre o que eu sou e sobre o que eu quero ser. Mas também sou humana o bastante para tentar sempre reconhecer e corrigir os meus erros. Eu sou esforçada o bastante pra vencer qualquer desafio. E quieta o bastante para que não me desafiem. Eu sou mais uma na multidão. Eu sou o que eu sou. Eu sou o que eu quero ser. Eu Sou feliz por eu ser eu mesma. Eu sou feliz por estar viva. E continuar vivendo. Eu sou feliz por sonhar. Pelo que eu quero alcançar. Eu sou feliz por alcançar. E continuar a sonhar. Eu sou o que sou. Eu sou o que eu quero ser. Eu sou o que eu penso...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

21 DE SETEMBRO DIA DA ÁRVORE

CONHEÇA MAIS SOBRE A ÁRVORE E OS BENEFÍCIOS QUE TRAZ PARA A HUMANIDADE

"Árvore é sinônimo de vida", com sua sombra aconchegante, seus frutos e flores magníficos, ou com a sua importância fundamental para o progresso através do papel, as árvores estão presentes em nossas vidas desde as lembranças mais remotas de nossas infâncias.
Dos primeiros seres vivos do planeta, as árvores foram resistindo às mais diversas mudanças climáticas, renovando-se, transformando-se para poderem se adaptar a diferentes situações. Entretanto, talvez estejamos vivendo a maior destas transformações ambientais: a que realiza o progresso da civilização humana. E, para continuarmos a progredir em rítmo acelerado, precisamos proteger nossa flora e nossa fauna garantindo a sobrevivência de todos, inclusive a nossa.
Hoje, enxergamos por completo a importância das árvores na composição do meio ambiente e na manutenção da vida nesse planeta: protegendo o solo, nascentes de rios, lagoas e lagos; preservando a vida silvestre, das mais fechadas matas até o cerrado brasileiro; servido de berçário nos diversos quilômetros de mangue do litoral do país, etc.. Além disso, existe todo o aspecto funcional do bom uso das árvores, com a produção de móveis, utensílios domésticos, esculturas, embarcações e etc...
Então, quando se ajuda na derrubada de uma árvore, não estamos desprezando somente a vida de um vegetal; estamos contribuindo com a diminuição da nossa qualidade de vida, que só não será afetada, se colocarmos outra árvore no lugar da que foi derrubada.
O uso comercial da árvore é importante na produção de móveis, portas, pisos, papel, entre outras peças. Mas é importante compreendermos que o manejo desses recursos deve ser controlado, obedecendo leis que garantam a sustentabilidade do meio ambiente.
A árvore pode ser útil para nós, mas também é para toda a cadeia de seres vivos do planeta. Para cada ser, a árvore desempenha um papel fundamental como moradia, geradora de alimento ou até mesmo, como reguladora da temperatura.
A cada um de nós cabe esta função. É como uma casa: todos que moram devem ajudar a preservá-la.
Todo o progresso alcançado até hoje, somente foi possível graças ao uso deste nobre material natural: a árvore.
Porém, está na hora de recuperarmos o equilíbrio entre a vida e o progresso. Por isso, é de fundamental importância a conscientização e contribuição de todos.

SITUAÇÃO DA FLORA MUNDIAL

A cada ano que passa, maiores são as discussões sobre os temas relacionados à preservação do meio ambiente. A natureza dá seus recados e mostra o quanto já foi possível se auto-renovar. Hoje, percebemos que há muito o que ser feito e que depende somente de nós, para podermos reverter alguns quadros críticos de destruição do meio ambiente.
Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Savanas, Desertos, Pântanos... Todos estes espaços têm vida no planeta. Por menor que seja o ser vivo, ele faz parte de uma cadeia gigantesca de necessidades vitais para a sobrevivência de outros seres que provém a oportunidade de vida na Terra. O ser humano, como maior responsável pelas ações de progresso no planeta e como maior beneficiário dos recursos naturais, tem obrigação por manter o nosso ambiente habitável pelo maior tempo possível.
Parques e Reservas Naturais são ótimas alternativas para convertermos a situação atual, mas ainda precisamos fazer mais. Se cada brasileiro plantasse uma árvore ao ano, em dez ano conseguiríamos multiplicar imensamente a absorção de todos os poluentes do planeta.
Enquanto uns esperam, faça você a sua parte. Plante árvores, eduque da melhor maneira possível os que lhe cercam, participe como voluntário em iniciativas, mesmo que elas sejam pequenas. Cada um de nós fazendo um pouco, conseguiremos altos resultados.

A NATUREZA MAIS DOENTE DO QUE NUNCA

Neste último século, o meio ambiente vêm sofrendo uma grande e acelerada transformação. E muitas destas alterações na natureza são praticamente irreversíveis a curto ou médio prazo. Se continuarmos com o mesmo ritmo de desenvolvimento, sem procurarmos estabelecer limites ao manejo e preservação dos recursos ambientais, a qualidade de vida no planeta diminuirá vertiginosamente.




Alguns dados alarmantes, expostos no relatório do Green Peace "Mudanças do Clima, Mudanças de Vida":

A incidência de furacões nível 5 está aumentando consideravelmente. Em 2005, somente em torno do Oceano Atlântico, foram registrados 15 do tipo;
Nas últimas décadas, a média da temperatura mundial foi elevada em 0,7°C. No sul do Brasil, o aumento foi de 1,4°C;
Em 2005, aconteceram 360 desastres naturais, um aumento de 18% em relação a 2004;
Em 25 anos, 620 mil mortes foram registradas em virtudes de desastres naturais;
Desmatamentos e queimadas lançam, anualmente, mais de 200 milhões de toneladas de carbono na atmosfera;
Entre 2002 e 2005, a Amazônia perdeu 70.000km² de seu território em virtude de desmatamentos e queimadas indiscriminadas;
Até o final do século, prevê-se um aumento de até 7°C na temperatura da região semi-árida do nordeste brasileiro;
Atualmente, cerca de 1,2 bilhões de pessoas se encontram no estado de alta pobreza devido às condições climáticas de suas regiões;
Nos próximos 50 anos, o nível do mar deve subir entre 30 e 80cm, devido ao derretimento das calotas polares;
O aumento de temperatura registrados nos últimos 50 anos foi de 3°C;
O Brasil é quarto maior poluidor do planeta;
Nos últimos 12 anos, na Antártica já foram perdidos 14km² de gelo;
O prejuízo estimado com os desastres ambientais dos últimos 10 anos é de 570 bilhões de dólares;

A ÁRVORE


A Natureza perfeita e mavilhosa,
Trás em seu meio, destaque especial...
É a árvore de feitio e folhas mimosas,
Que doam à natureza, toque diferencial!
A árvore doa a sombra e a paz celestial!

Árvores folhosas, frutíferas e floridas,
Sem exceção são úteis às procriações.
Mais afortunado que o ouro de Midas,
A árvore colírio, aclara imaginações!

Aprecie a árvore como sinal de vida.
Vendavais se enfraquecem ante dela;
Agarradiça à terra persiste unida,
Concebendo ao conjunto, belas entretelas.

Em dias quentes de calor sufocante,
Deite sob a árvore de costa em relvas,
Repare nos galhos e nos ramos elegantes,
E, verás o porquê em preservar as selvas.

Árvores e a fotossíntese no Planeta Terra,
Mesclam a natureza promovendo o ar puro.
Findar queimadas não é simples quimera,
Uno ao bom senso, viveremos o bom futuro!

Árvore bendita nasceu bem concebida!
Com certeza é a rainha da natureza,
Ninguém duvida, é o exemplo à vida!!!
* Árvores plantadas, natureza assegurada..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

VÍDEOS DE PENTEADOS

Loading...